top of page
fotor_1730513722030.jpg

Congregação fundada por Santa Dulce dos Pobres

Congregação Irmãs Dulcianas

INSTITUTO FILHAS DE MARIA SERVAS DOS POBRES (IRMÃS DULCIANAS)

FUNDADO POR SANTA DULCE DOS POBRES EM 17 DE JANEIRO DE 1984

No coração de Deus e nos anseios de Santa Dulce dos Pobres, nasceu o Instituto Filhas de Maria Servas dos Pobres (IFMSP), um sonho que se concretizou como uma doce melodia em 17 de janeiro de 1984. Com a aprovação do então Arcebispo de São Salvador da Bahia, Dom Lucas Moreira Cardeal Neves, seus estatutos foram elaborados com fé e implementados com ternura em junho de 1986.

 

A inspiração divina, unida à oração fervorosa, guiou a decisão de fundar o Instituto, revelando uma visão iluminada por um encontro profundo com o Espírito Santo. “Viver uma esclarecida vida pastoral da saúde e educacional, em favor dos mais carentes da sociedade” era o chamado que ressoava no coração de Santa Dulce, transformando a instituição em um farol de amor e serviço.

 

As irmãs, respondendo ao convite divino, escolheram Amar e Servir a Cristo nos rostos dos pobres, dos doentes, dos abandonados e daqueles com deficiência. Como mães espirituais dedicadas, encontraram lar no Centro Educacional Santo Antônio, em Simões Filho, onde cuidaram e educaram os meninos acolhidos por Santa Dulce. Ao dedicar suas vidas a essas crianças, o orfanato floresceu e se transformou em uma escola de externato, refletindo a evolução natural do amor generoso.

 

Hoje, as atividades das religiosas se estendem pelas periferias e pastorais paroquiais, mantendo viva a chama do carisma e da missão da fundadora. Como testemunhas vivas do legado de Santa Dulce dos Pobres, as irmãs continuam a tecer, com fios de compaixão e dedicação, a tapeçaria da amorosa presença de Deus nas vidas que tocam, sem perder de vista o carisma fundacional.

LEGENDAS:

 

1. Santa Dulce dos Pobres, fundadora do Instituto Filhas de Maria Servas dos Pobres (Irmãs Dulcianas), e Irmã Josefa Dulce, que após a morte de Santa Dulce foi eleita Madre Geral da Comunidade. Assumiu a missão até o dia da sua partida definitiva, em 1º de junho de 2023.

 

2. Dom Avelar Brandão Vilela, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, de 1971 a 1986, em visita ao Centro Educacional Santo Antônio, acompanhado por Santa Dulce dos Pobres, das Irmãs Filhas de Maria Servas dos Pobres (Irmãs Dulcianas) e crianças. 

3. Irmã Gorette, natural do Rio Grande do Norte, conheceu Santa Dulce dos Pobres através da imprensa. Impulsionada por seu testemunho, deixou sua cidade e veio para Salvador para unir-se ao Anjo Bom na missão de Amar e Servir.

4. Grupo atual das Irmãs Filhas de Maria Servas dos Pobres (Irmãs Dulcianas), no Centro Educacional Santo Antônio, com a presença de Dom Dirceu Medeiros, bispo da Diocese de Camaçari.

5. As Irmãs Filhas de Maria Servas dos Pobres (Irmãs Dulcianas) em missão na Catequese e Infância Missionária, em Aracaju-SE.

Patrocinadores

LeiIncentivo.png
Cielo.png
Ferbasa.png
Larco.png
GPE.png
OSID.png
PetroReconcavo.png
Ministerio Brasil.png

Contato

 

OSID - OBRAS SOCIAIS IRMÃ DULCE 1959-2025
Avenida Dendezeiros do Bonfim, 161, Bonfim - Salvador - BAHIA - CEP: 40.415-006
CNPJ: 15.178.551/0001-17
Telefones: 71 3310-1115

Siga

  • Facebook - Grey Circle
  • Twitter - Grey Circle
  • SoundCloud - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
OSID.png

© 2025 por Tecnomuseu.

bottom of page