
Frades Capuchinhos e Padre Alberto
Frades Capuchinhos e Padre Alberto

ORDEM DOS FRADES MENORES CAPUCHINHOS (OFMCap)
PAZ E BEM!
O desejo de unir o carisma franciscano aos princípios do Dulcismo, para fortalecer o Propósito de Amar e Servir aos mais necessitados e manter vivo o exemplo de Santa Dulce dos Pobres, aconteceu em 09 de novembro de 2018, com a instalação da Casa da Fraternidade Capuchinha nas dependências físicas das Obras Sociais Irmã Dulce.
Este sonho foi acalentado por Dona Dulcinha, irmã de Santa Dulce dos Pobres, e por Dom Frei José Ruy Lopes, a partir de 2005 e concretizado somente 13 anos depois.
Atualmente os nossos pacientes e seus acompanhantes, fiéis, peregrinos e profissionais da casa recebem assistência espiritual dos freis, podem assistir às missas e fazer confissões, diariamente, no Santuário.
Gratidão ao nosso ex-conselheiro Dom Frei José Ruy Lopes e aos ex-reitores do Santuário Santa Dulce dos Pobres, Frei Vandeí Santana Rocha e Frei Giovanni Barbosa Messias.



Atuais Integrantes da Casa da Fraternidade Capuchinha na OSID
(1) Frei Ícaro Rocha de Brito, atual reitor do Santuário Santa Dulce dos Pobres; (2) Frei Mário Erky Chagas Fonseca, guardião e capelão do Hospital Santo Antônio; (3) Frei Anailton Brito dos Santos, ecônomo, vigário da fraternidade e colaborador do Santuário Santa Dulce dos Pobres.



PADRE ALBERTO MONTEALEGRE VIEIRA NEVES
Padre Alberto chegou às Obras Sociais Irmã Dulce em 1º de dezembro de 2008 para a função de Capelão do Hospital Santo Antônio. Neste mesmo ano, ele deu início às celebrações da santa missa dominical, no Santuário de Santa Dulce, que à época se chamava Igreja da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Começou a organizar as atividades pastorais implantando a litúrgica, a familiar e a missionária. Sob sua liderança foi criada a Irmandade de Santo Antônio, que tinha como missão a distribuição de cestas básicas aos mais pobres e de manter a devoção ao santo, através da missa votiva às terças-feiras e da trezena em junho; foram criados também os grupos de catequese, o de jovens e dos coroinhas. Em 2010, Padre Alberto acompanhou de perto a transladação do corpo da Venerável Dulce, da Capela Santo Antônio para a Capela das Relíquias, onde está o túmulo definitivo. Em 2011, esteve à frente da primeira edição da festa da Bem-aventurada Dulce dos Pobres, em agosto, da dedicação da Igreja e da sua elevação a Santuário Arquidiocesano. Em 22 de maio de 2012, Pe. Alberto foi confirmado como o primeiro reitor do Santuário Arquidiocesano Imaculada Conceição da Mãe de Deus, atual Santuário Arquidiocesano Santa Dulce dos Pobres, e exerceu o cargo até o ano de 2013.

Patrocinadores








